Coronavírus: Como pequenos
negócios podem enfrentar a crise?
De acordo com o gerente de
Relacionamento com o Cliente do SEBRAE, Enio Pinto, a crise pode ser uma
oportunidade para o empreendedor criar soluções inovadoras, que
contribuam com o desenvolvimento e a profissionalização do negócio.
“No passado, as grandes empresas
engoliam as pequenas. Hoje, nós vemos que são as empresas mais ágeis que
superam as mais lentas. E, nesse sentido, o pequeno negócio tem mais
agilidade e pode se adequar mais rapidamente e dar respostas mais rápidas, no
contexto de crise”, comenta Enio Pinto.
“Se o problema é de caixa, a
gente precisa buscar o equilíbrio. Isso passa por tentar reforçar as
receitas, por um lado, e reduzir os custos de outro”, diz o gerente Enio
Pinto.
Aumentar as vendas
Confira cinco dicas do
SEBRAE para aumentar as vendas e
reduzir os custos no momento de crise:
No momento em que o cliente se retraiu e está praticamente recluso em
casa, os donos de pequenos negócios precisam usar ferramentas digitais
para chegar até o público. Uma solução rápida e de baixo custo é investir na
criação de perfis da empresa nas principais mídias sociais (Instagram e
Facebook).
Se a sua empresa ainda não
conta com ferramentas de venda online, esse é o momento de tomar essa
atitude. Avalie qual das diferentes plataformas disponíveis no mercado
mais se adequa às suas necessidades.
Prestadores de serviço e
negócios de alimentação fora do lar começam a sofrer com a ausência de
clientes. Neste caso, é melhor o empresário se adequar para pagar as taxas
cobradas pelos aplicativos de delivery do que não vender nada. No segmento
de alimentação, a adesão dos bares e restaurantes a esses aplicativos se tornou
praticamente uma necessidade neste momento de crise provocada pelo Coronavírus. Se você ainda tinha
alguma resistência a esse modelo, essa é a hora de repensar sua estratégia.
É fundamental que o empreendedor conheça profundamente os custos da
sua empresa e seja capaz de avaliar quais são aqueles imprescindíveis
para manter o negócio operando. Em um contexto de queda do faturamento, ele
precisa priorizar aqueles que são realmente fundamentais e cortar ou reduzir os
demais.
Com a queda do faturamento, você vai precisar negociar
com seus fornecedores um melhor prazo para cumprir seus compromissos. Essa
negociação pode trazer o fôlego necessário para manter em dia aqueles gastos e
despesas que não podem ser adiados.
Fonte: SEBRAE
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